O Instituto Iddeia é uma Entidade Sem Fins Lucrativos, Organização da Sociedade Civis – OSC, tem por finalidade o fomento à Cultura e a Ciência como instrumento de inclusão social para fortalecimento da cidadania.
Consequência direta da aproximação entre Pontos de Cultura, um auxiliando o outro, sem relação de hierarquia ou superioridade entre eles. Um oferece experiência em gestão, cursos, seminários, treinamentos, capacitação, outros com experiências socioeducativas de vanguarda estética que se auxiliam na prestação de serviços de qualidade.
Foto - da esquerda para direita: Wanda Martins, Silvana Bragatto, Baby Amorim do ICC e Luciene Figueiredo do IDDEIA.
O Instituto Iddeia e o Instituto Casa Comum em parceria apoiam e desenvolvem soluções de gestão em projetos nas áreas da cultura, saúde, educação financeira, e meio ambiente.
Além de resultados sustentáveis nas ações comunitárias, trabalha pela equidade, respeito mútuo e solidariedade no interior das comunidades com base em valores fundamentais:
Valorizar a diversidade, acelerar transformações, vivências e ideias.
Têm por objetivo a redução das desigualdades e a inclusão social, estimulando nas comunidades a participação cidadã, inovação social, criando um ambiente dinâmico e participativo na sociedade.
Ao longo da pandemia, em seus piores momentos, um grupo de escritores e poetas, recolhidos em suas casas, abriu as janelas para o mundo interior, compartilhando seus processos de criação, dando a luz ao SaraudaiddeiaS.
Nossa homenagem a três grandes e inestimáveis parceiros e incentivadores do Instituto Iddeia, três grandes inspirações para todos que amam a cultura brasileira. Obrigado por tudo, queridos Sérgio Mamberti, João Acaiabe e Marco Pardim.
Apoiando Causas. Transformando vidas.
O novo website do Insituto foi desenvolvido por nosso parceiro digital. A sua entidade também pode ter um site profissional com SEO (Search Engine Optimization). Acesse no botão abaixo a página com nossos serviços de comunicação digital.
Ensaios e Relatos sobre Cultura Popular. O Núcleo sob a coordenação de Ivan Vilela nos propõe uma leitura horizontal do Brasil, onde a multiculturalidade passa a ser o bordão que desconstrói as referências ancoradas, quase sempre, longe dos valores de vida do maior substrato que compõe as culturas brasileiras, ou seja, o povo.
Utilizando a história da viola como moderadora das relações sociais presentes no nosso percurso de quinhentos anos, os ensaios e relatos sobre a cultura popular presentes nos encontros criam, de maneira indagativa, fricções com o modo como são elaboradas as nossas metodologias de ensino.
Temos orgulho da nossa trajetótia e queremos dividir com você alguns dos clicks memoráveis.
Com vasta trajetória no campo da gestão cultural, Célio Turino é reconhecido por ser o idealizador do programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, política pública que revolucionou a forma de pensar a cultura no Brasil a partir do reconhecimento e do fortalecimento das iniciativas culturais já existentes nos territórios.
Em Sementeira, ele aprofunda essa visão, propondo um modelo de desenvolvimento baseado na cultura como força motriz da cidadania, da sustentabilidade e da justiça social