Com excelente formação acadêmica, nossa equipe garante análises de alta qualidade. Eles combinam rigor teórico com uma extensa e consolidada experiência no setor da cultura, artes e educação. Isso resulta assessoria técnica com fundamentos, oferecendo segurança e precisão para tranquilidade do gestor público.
Sociólogo pela PUC – SP. DRT 1771-SP
Desde 2013, Presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Responsável pela política cultual do município de São Jose dos Campos, Diretor de Eventos da Fundação Cultural de Jacarehy Jose Maria de Abreu, Jacareí –março2011/2012, Assessor Parlamentar da Assembléia Legislativa de S.P –julho-2001/fev-2011, Conselheiro Tutelar em São José dos Campos no mandato de maio-1998/jun2001, Chefe do Depto de Ação Cultural Descentralizada da Fundação Cultural Cassiano Ricardo-São Jose dos Campos – Implantação de cinco Casas de Cultura – maio-1993/fev– 1997, Coordenador Regional de Cultura (Região de Sapopemba e São Mateus) da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo –jun- 1991/ jan-1993, Agente Cultural na Casa de Cultura Raul Seixas – Itaquera da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo –jun1990/maio1991, Checador de Pesquisa, SEADE – out-1987/maio-1988, Implantou o Sistema Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultural em são Jose dos Campos., Realizou a II e III Conferência Municipal de Cultura de São Jose dos Campos em 2013 e 2015, Participou do Encontro nacional de Gestores de Cultura – ABM/MINC – 2014, Participou da III Conferência Estadual e Nacional de Cultura -2013.
Desde 2013 Presidente do COMPAHC- conselho Municipal de Patrimônio de São Jose dos Campos.
Produtora Cultural e de Eventos, Produtora de vídeo e TV, Videomakers, Fotógrafa, Diretora e Editora de Imagens e Produtora de Conteúdo desde 2010.
Atuo profissionalmente no interior paulista, integrando “Comunicação, Jornalismo, Cultura Regional e Turismo Cultural” num processo colaborativo, virtual, presencial e em rede. O trabalho é pautado pela Economia Criativa.
Membro do Fórum Nacional de Pareceristas, desde 2012 participo de comissões de avaliações de projetos culturais, nos mais diversos segmentos como: Artes Integradas, Cultura Popular, Arte Urbana, Educação e Cultura, Cultura Digital, Projetos Especiais, Manutenção de Espaços Culturais e Música, nos Estados de São Paulo (ProAC e Pontos de Cultura), Espírito Santo, DF, MS, Amapá, Rondônia, Pernambuco e RJ, além dos municípios de Sorocaba (2015-2018), São Paulo (Pontos de Cultura e PRO-MAC), Jacareí (2019-2022), LABs em São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Itapetininga e Praia Grande, Peruíbe, Morro Agudo, São Joaquim da Barra, Sales Oliveira, entre outros.
Antonio Carlos Pedro é designer, jornalista, diretor de produção e gestor cultural.
Nos diversos cargos em que ocupou sempre esteve à frente de projetos voltados a cultura e a pesquisa.
Tem larga experiência em projetos e ações continuadas, em empresas, Órgãos Públicos, – IES - Instituições Ensino Superior e Entidades do Terceiro Setor, atua em projetos de cultura. Foi gestor do Ponto de Cultura Ética e Arte na Educação - Prêmio Asas da Secretaria de Cidadania Cultural do MINC; Colaborador do Programa Cultura Viva / Ministério da Cultura. Prêmio Economia Criativa MDIC/Secretaria Economia Criativa na categoria curso: “Formação de Competências Criativas” sendo incorporado ao programa Gestão Cultural e Cidadania em cooperação com Universidade São Caetano do Sul.
Poeta e declamador paraense, radicado em São Paulo desde 1972.
O cineasta Carlos Reichenbach sintetiza: “Celso de Alencar é, sem nenhum.
É historiadora, pós-graduada em educação, cultura e relações étnico-raciais, fundadora da Educacional EtnicoEduc (Educação para as Relações Étnico-Raciais).
Consultora educacional, formada por educadoras autônomas, que vem desenvolvendo várias atividades voltadas especialmente para refletir sobre as relações étnico-raciais no país, com palestras, oficinas, cursos, em que são valorizados a história e cultura da África, presença dos afrodescendentes e os povos indígenas do Brasil.
Nasceu sob o signo de aquário, em 9 de fevereiro de 1955, na pequena agitada cidade de Campina Grande, Paraíba, Funcionária pública federal, da Fundação Joaquim Nabuco (1986-2002) tornando-se Diretora do Espaço Cultural Mauro Mota.
Atuou na vida cultural de todas as cidades por passou, editou o jornal cultural da Cia. De Cimento Matarazzo; e durante três décadas atuou na vida cultural do Recife.
Fabio (Faoza), Graduado em Comunicação Social, teve passagens como diretor de arte pelas agências Norton, DPZ e sapient_AG2.
Colabora como assistente de direção de arte na produtora "Filme de Papel", criadora de filmes premiados como o longa-metragem “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar 2016.
Faz capas e ilustra para grandes editoras como Santillana, Meio & Mensagem, Richmond, Positivo, Abril, Globo, Ediouro, Moderna, Saraiva, SM e Folha de São Paulo
Desde 2000, atende OCSs como sócio e diretor de arte do estúdio de criação e design Caixa de Pixel, especializado no terceiro setor.
Artista visual, produz quadros em tecidos e papel fine art.
Mostras coletivas: São Paulo, Rio de Janeiro, Santiago, Buenos Aires, Sarajevo, Lisboa, Porto, Xangai e Saint- Just Le Martel (Haute-Vienne-Limousin).
Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Especialista em Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Mestre em Ciências (Ecologia), MBA em Gestão de Negócios Sociais de Impacto e Guia de Turismo (Regional, Nacional e América do Sul). Desde 1997, atua profissionalmente no Vale do Ribeira, onde veio residir há quase 20 anos atrás.
Atuou como pesquisador e ocupou os cargos de Diretor de Projetos e Diretor de Educação e Cultura no Instituto de Pesquisas Cananeia (IPeC). Desde 2005, participa como gestor do Ponto de Cultura Povos da Mata Atlântica.
Trabalhou como educador na área de software livre do Pontão de Cultura Nós Digitais e ocupou o cargo de Diretor de Cultura na Prefeitura Municipal da Estância de Cananeia.
Gestor de programas institucionais ligados ao terceiro setor com ampla experiência na elaboração de propostas e captação de recursos.
Possui graduação em História pela Universidade de Taubaté (2008) e pós-graduação em Política e Sociedade no Brasil Contemporâneo pela mesma instituição (2010).
Entre 2015 e 2019, foi Presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Urbanístico, Arqueológico e Arquitetônico de Taubaté, atuando na análise de projetos de intervenção em bens tombados e em processos de tombamento.
De 2017 a 2021, exerceu a função de Gestor da Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico na Prefeitura Municipal de Taubaté, com atuação voltada à formulação e execução de políticas públicas relacionadas à museologia, como a elaboração e implantação da Política Municipal de Gestão de Acervos e à preservação do patrimônio cultural. Nesse período, integrou diversas comissões responsáveis pela análise, seleção, avaliação e monitoramento de editais de credenciamento e de projetos culturais.
No terceiro setor, é membro fundador da Associação de Amigos de Museus de Taubaté (AMUT), criada em 2019, organização dedicada à valorização e preservação dos museus da cidade. Foi também membro do Conselho Curador do Museu de História Natural de Taubaté, de 2021 até outubro de 2023, contribuindo para o fortalecimento de um dos mais relevantes equipamentos culturais da região.
Entre novembro de 2022 e dezembro de 2024, ocupou o cargo de Secretário de Cultura e Economia Criativa do Município de Taubaté, sendo responsável pela implementação de políticas públicas culturais em âmbito municipal — como editais,conferências, mostras, festivais, gestão de espaços culturais e obras de manutenção, reforma e restauro de prédios públicos tombados — e também em âmbito federal, com destaque para a execução das Leis Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Participou ainda da elaboração do projeto de Lei do Plano Municipal de Cultura em parceria com o Conselho Municipal de Cultura e sociedade civil.
Gil Marçal é Gestor e produtor cultural com experiência em programas e políticas públicas de cidadania cultural.
Foi coordenador do Programa VAI, dirigiu a área de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de SP, representou o Ministério da Cultura em São Paulo, foi Diretor de Artes na Cidade de Osasco e Gerente de Conteúdo do Museu das Favelas.
Atua na seleção e curadoria de projetos artísticos, exposições, formação para editais e gestão cultural.
Diretora de Teatro, atriz (DRT 22331/SP), escritora, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas e FVE Fundação Vale-paraibana de Ensino de 1986à 1989, pós-graduada em Educação Especial e Psicopedagogia de1990à 1993 pela Universidade São Judas Tadeu e Gestão de Políticas Culturais pelo Observatório Itaú Cultural e Universidade de Girona de 2016à 2017.
É sócia-fundadora da Cia Cultural Bola de Meia- Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, fundada em 1989 em São José dos Campos/SP, Vale do Paraíba Paulista. Recebeu o Prêmio Tuxáua em 2009 do Ministério da Cultura com o Projeto Brinca Brasil.
Tem grande experiência na área de Educação com Orientação e Aconselhamento.
Atualmente é consultora e coordenadora de projetos pela Cia Cultural Bola de Meia, parecerista em editais públicos da L.A.B Lei Aldir Blanc em cidades do interior paulista.
É consultora INEE Interagência Norueguesa de Educação de Emergência no Brasil em 2022. Mestranda da FFLCH – USP Diversitas Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1982), mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) desenvolvendo estudo sobre Gestão Participativa e mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2002), realizando pesquisa sobre Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional.
É professor de Administração na USCS Universidade Municipal de São Caetano do Sul desde 1985, onde ocupou o cargo de Pró-Reitor de Extensão de 01/08/2000 a 01/03/2013. Foi Vice-Presidente de Relações Institucionais da ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, biênios 2005/2007 e 2007/2009. Foi Vice-Presidente do Conselho Diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, biênio 2013/2015 e até maio de 2016. Presidente do Conselho Diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, de junho de 2016 até abril de 2017.
Tem experiência na área de administração atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos, administração geral, gestão participativa e estratégia. Experiência, ainda, em gestão acadêmica, gestão de programas de extensão, gestão de ações de comunicação e cultura. Tem livros publicados nas áreas de literatura (prosa e poesia), de políticas públicas e planejamento estratégico. É membro fundador da ALVA - Academia de Letras do Vale do Jequitinhonha.
Outros temas de interesse: Produção cultural, economia criativa, desenvolvimento regional, plano estratégico de desenvolvimento.
Ator, diretor, produtor e administrador cultural, iniciou carreira como executivo de empresas como Natura, Olivetti, entre outras, foi secretário parlamentar do Dep. Antonio Mentor, atuou como administrador da Funarte/SP.
No teatro recebeu prêmio melhor produtor de teatro infantil pelo SNT, e atuou na montagem do espetáculo “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare, adaptação e direção de Chico de Assis.
José é conselheiro do Instituto Iddeia Cultura e Saúde.
Mestrado em Comunicação e Cultura com Pós-graduação lato sensu em Gestão Cultural Universidade de Girona (Espanha) em parceria com a Cátedra de Políticas Culturais da UNESCO e Instituto Itaú Cultural.
Pós-graduação lato sensu em Gestão Pública e Sociedade (ênfase em Economia Solidária)
UNICAMP/GAPI (Universidade de Campinas/Grupo de Análise de Políticas de Inovação) e UFT/FAPTO (Universidade Federal de Tocantins/Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins). Ministério do Trabalho e Desenvolvimento – Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Pós-graduação lato sensu em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais
UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá - Período de 2011/2012
Graduação no curso de Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas
Faculdades Integradas de Itapetininga.
Experiências profissionais: Museu da Pessoa, Praxinoscópio, Theatro Municipal de São Paulo, Prefeitura Municipal de Itapetininga – Secretaria de Cultura e Turismo entre outras.
Prêmios:
Concurso nacional “Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais” (2011) do Ministério da Cultura – O prêmio pela criação do Projeto Meninos da Porteira na entidade CEPREVI, que tem como foco a atuação transversal entre a Cultura Tradicional e a Deficiência Visual. O trabalho foi realizado voluntariamente.
Sociólogo, atua nas áreas de cultura e juventudes, defesa de direitos de crianças e adolescentes, desenvolvimento comunitário, educação e artes.
Especialista em gestão de projetos intersetoriais, desde 2011 realiza consultorias para o Setor Público, Setor Privado e Terceiro Setor onde desenhou e geriu projetos como Direitos Humanos em Cena sobre promoção de direitos de presos e presas; Em Quadros sobre violência de Estado contra jovens negros das periferias. Iniciou sua trajetória no Terceiro Setor há mais de vinte e três anos como educador social, em 2000 tornou-se gestor de organizações da sociedade civil, acumulando experiência em planejamento e gerência de programas sociais e culturais.
Trabalhou em instituições governamentais e da sociedade civil no Brasil e no exterior.
Mestre em História e Historiografia pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (2016). Possui graduação em História pela Universidade de Sorocaba (2011).
Atuou como Coordenador do Museu da Cidade de Salto - "Ettore Liberalesso".
Atualmente é Diretor Geral da Pró-História Projetos Culturais, responsável pela modernização e implantação de museus e exposições nas cidades de Pratânia, Araçoiaba da Serra, Sorocaba, Salto, Botucatu, São Manuel, Tatuí, Votorantim e Paordinh.
Regis R. Berreta, formado em Administração de Empresas pela Universidade Camilo Castelo Branco (2012) e em Música pela Escola de Música e Tecnologia de Campinas (2012), com especialização em Gestão Cultural pelo curso "Cultura: Plano e Ação" da Universidade de São Paulo na Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP) (2020) e em Gestão de Cidades pela UNINOVE (2023). Desde 2010, tem atuado na Secretaria de Cultura de Porto Ferreira, sendo Secretário de Cultura há 7 anos.
Durante esse período, produziu diversas atividades abrangendo todas as linguagens artísticas e culturais, em projetos de pequeno, médio e grande porte. Teve a oportunidade de criar, expandir e liderar programas de formação como o Centro de Formação de Artes Integradas e o Centro de Fomento à Produção Cultural, entre outros. Também gerenciou todas as instituições públicas da cidade, liderando as equipes e chefias desses espaços e supervisionando os projetos por elas produzidos.
Os principais espaços sob sua gestão incluem o Museu Municipal, a Biblioteca Municipal, a Casa da Cultura, o Arquivo Municipal e o Teatro Municipal. Além disso, liderou todos os procedimentos para a construção e implantação do primeiro Teatro Municipal da cidade, desde a fase de construção civil até a implementação do projeto cenotécnico e a elaboração da política de gestão e funcionamento.
Por fim, planejou e executou todas as etapas para a distribuição dos recursos das leis Aldir Blanc (Lei 14.017/20), Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/22) e PNAB (Lei 14.339/22).
Ator, diretor, sua atividade como ator, começou em 1990, quando atuou na novela: “Rosa dos Rumos”, na TV Manchete. Em 94, fez um episódio do seriado: “ Você Decide”. Em 95, entrou na novelinha juvenil: “Malhação”.
Em 96, fez a bonita novela: “ O Rei do Gado”. Em 97, esteve em: “Por Amor e Ódio” e “ Anjo Mau”. Foi Chefe da representação do Ministério da Cultura/SP, Diretor da Funarte e Diretor de Politicas Culturais do Ministério da Cultura.
É secretário e diretor artístico do Instituto Iddeia.