O QUE PENSAM OS LEITORES DO BLOG

O QUE PENSAM OS LEITORES DO BLOG

Antes de existir o blog, não existia site, antes de existir o site, existia um fórum de discussão de alunos do curso de  Gestão Cultural e Cidadania: Formação de Competências, premiado pelo Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio – MDIC, na categoria Economia Criativa. No decorrer do período, a medida que foram se passando os anos, a iniciativa foi tomando corpo e com apoio da Universidade São Caetano do Sul – USCS, se tornou Pontão de Cultura certificado pelo Ministério da Cultura, dada as suas atividades comprovadas voltadas às ações formativas em gestão cultural e cidadania, arte e cultura.  Anualmente realiza em parceria com a USCS o Seminário Universidade, Cultura e Sociedade, espaço para debate e reflexão sobre temas emergentes na área da cultura, o SaraudasiddeiaS  reúne escritores e poetas  realizado no formato on-line por conta da pandemia. Fruto desses encontros nasceu o livro “Foice na Carne” q reúne poemas inéditos dos participantes. Nos próximos post falamos dessa rica experiência da criação de vínculos afetivos criados a partir da tela do computador.

Hoje quero falar, ou melhor, reproduzir neste espaço os comentários dos nossos leitores espalhados País afora. A   partir de grupos abertos no WhatsApp, tem se revelado rica e potente na medida que faz circular iddeias, desejos, engajamento em pautas importantes  no âmbito da Arte e Cultura, mas não só. Nos preocupamos com o REENCANTAMENTO DO BRASIL por meio de ações propostas ao MinC,  infelizmente os comissionados de plantão insistem em não ouvir os que os antecederam , voltando as costas a Cultura Viva, como poderemos ler no comentário a seguir do Mateus:

Acreditei que seria diferente o novo governo para a cultura, mas sou sabedor que sempre foi assim no governo do PT os cargos são mais importantes do que a cultura, a valorização dos artistas principalmente aqueles fazedores da cultura popular que não tem ponto de cultura, que não sabe preencher um formulário, que não tem assessoria dos órgãos culturais e fundações que só serve para cabide emprego dos governantes, preenchendo lugares e que não entende nada de cultura e arte.

Vivemos ainda um estado acéfalo na cultura deixada pelos governos anteriores e até mesmo do PT que nunca tratou a cultura de forma paritária, entendo que a lei PLG, que atende ao audiovisual favorecerá as grandes produções do eixo centro-sul e deixará os demais estados órfãos de cultura tanto do audiovisual quanto nos demais segmentos, como sempre foi e se caso o acesso da lei chegar até aqui, a panelinha já está aquecendo no fogo para ser recheada com as verbas públicas para alimentar seus parasitas e deixar os trabalhadores a ver navios, no caso aqui do RN a ver o horizonte sem navios. Não existe uma distribuição igualitária para os fazedores de cultura e arte aqui no Brasil, imagine no nordeste brasileiro onde sofremos discriminação geral de todos inclusive dos daqui, que entram na esfera global. Ou seja contaremos com pires na mão a mendigar nos órgãos do governos, nas afundações desaculturadas>  mateusvallent@hotmail.com

O Sandro Maranho do Ateliê Mão Dupla escreve: Isso mesmo, precisamos de fundamentos que venham das bases, virar conteúdos claros e objetivos, sair do neoliberalismo da relatividade de consumo, concordo plenamente com o texto, e apoio os Pontos de Cultura pela qualidade de reconhecimento do movimento cultural e ações que envolve o artista e comunidades afins. > ateliemaodupla@gmail.com

As opiniões são de responsabilidades dos leitores e não refletem necessariamente a posição do Instituto Iddeia Cultura e Pesquisa.

 

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *