Iddeia.org

O INSTITUTO IDDEIA CULTURA E PESQUISA, também designado IDDEIA.ORG é uma pessoa jurídica de direito privado , sem fins lucrativos e econômicos,  com fins culturais, educacionais e sociais de âmbito nacional e internacional. tem por finalidade a valorização da cultura que se dá por meio de estudos, pesquisas, projetos, cursos, seminários, palestras, ações culturais  e educacionais utilizadas como instrumento de inclusão social das sociedades, em quaisquer meios de comunicação.

Para sua manutenção realiza estudos e pesquisas para desenvolvimento de tecnologias sociais e alternativas, produz e divulga informações e conhecimentos por meio da arte e cultura em suas diversas linguagens: literatura, tradição oral, sonoridades do idioma, expressões das culturas populares; teatro, dança, circo, musica,  mímicas, multimídia, produção cinematográfica, videográfica, fotográfica, discográficas, artes plásticas, artes gráficas, rádio, televisão e Internet, folclore e artesanato; patrimônio cultural, material e imaterial, bibliotecas, arquivos e demais acervos. Todas ações são voltadas para a conscientização, e mudanças de comportamentos e atitudes. Mantém termos e protocolos de cooperação com Instituições de Entidades Superior – IES; entidades nacionais e internacionais, com os quais desenvolve projetos e pesquisas nas áreas da cultura, arte, educação e inclusão digital. Presta serviços de apoio técnico e científico – assessoria acadêmica Strictu Sensu.

Entendemos a CULTURA como peça fundamental para a compreensão dos valores e desenvolvimento de um grupo social, uma comunidade, enfim de uma nação; ela é fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais, em síntese, entendemos a CULTURA como o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, expressões artísticas, manifestações religiosas, etc.), em permanente processo de mudança.

Missão> Promover o desenvolvimento cultural e institucional de organizações comprometidas com valores éticos, por meio da criação e aplicação de tecnologias sociais, com ferramentas adequadas, respeitando as singularidades.

Visão> Ser uma entidade reconhecida nacional e internacionalmente como referência em cultura e pesquisa para o autoconhecimento e desenvolvimento humano.

Valores> Agir com honestidade em todas as situações, escutar o outro com atenção e estima; promover a alteridade e valorização das diferenças individuais.

Transparência> Comunicar-se de forma clara, adequada e acessível com os diferentes públicos interessados em nossa atuação, criando confiança e facilitando a participação de todos.