Da Vinci, Maquiavel e Eu

Sinopse

. O monólogo “Da Vinci, Maquiavel e Eu” tem como eixo central, a constante busca do ser humano pelo caminho certo e em conseqüência desta procura, seu equilíbrio emocional, a felicidade, a realização plena.

Baseado nas obras e pensamentos de Leonardo da Vinci e Nicoló Maquiavelli, personagens históricos contemporâneos e até hoje referenciais , o espetáculo propõe ao público uma reflexão sobre o comportamento do ser humano, sua ética, valores e escolhas: Maquiavel, estadista e escritor, cuja teoria política embasa as ações de muitos lideres mundiais até hoje, segundo os quais: “Os fins justificam os meios”.  Leonardo da Vinci, o mais completo e polivalente artista da história, que desenvolveu o conceito do sfumatto , o jogo de luz e sombra e também  preconizou uma serie de invenções, que hoje fazem parte do cotidiano.

Qual a relação entre eles? Seus valores, conflitos e a realidade atual?

O espetáculo propõe justamente essa reflexão através da expressão teatral.

Contribuir para que cada vez mais o teatro se aproxime das pessoas.

O poeta ambicioso Nicoló e o gênio criativo Leonardo

elifas-andreatto-e-tadeu-di-pietro

O teatro é o território neutro onde estes dois artistas são convidados a falarem sobre suas idéias e convicções, que transformaram para sempre o nosso mundo. O ator tem esse privilégio de poder criar os personagens e imaginar a inquietação que atormentou suas almas. Temos a liberdade poética de inventar estas histórias e registrar esta experiência como se fosse verdadeira, real. Só desejamos que o público possa se interessar e se aprofundar no conhecimento destes dois artistas, tão significativos e essenciais para humanidade. Quando o teatro se apropria e se aprofunda nesta busca do conhecimento, ele não esta preocupado com a quantidade de pessoas interessadas, ele só quer cumprir o seu papel primordial – o da reflexão. Acreditamos que é possível através deste encontro algum prazer: O de pensar.

Elias Andreato – diretor  

O ser humano é luz e sombra. Se identifica-se com a sombra, tem um estilo de vida e posicionamento inspirado em Maquiavel, que como se sabe, foi utilizado por muitos poderosos através da história , para justificar suas próprias idéias e atrocidades. Identificando-se com Leonardo, com a luz, irá idealizar sonhos para o mundo, não se atendo a resultados imediatos e o presente, mas apenas com o processo. O equilíbrio entre luz e sombra, transforma a visão do ser humano, criando profundidade interior e a possibilidade de novas perspectivas. Em uma sociedade altamente competitiva, pensando ora como Maquiavel, ora como Leonardo da Vinci, o ser humano poderá romper paradigmas e encontrar o equilíbrio necessário para viver com dignidade, ética e qualidade de vida, e não apenas sobreviver nestes novos tempos. E esta reflexão será apresentada no palco, para que a platéia possa se identificar com seus momentos pessoais Maquiavel / Da Vinci.

Tadeu di Pyetro – Ator